Pasta com flúor, usar ou não?
Todas as crianças devem receber os benefícios do flúor, inclusive os bebês!
O equilíbrio entre os riscos e os benefícios do uso do creme dental fluoretado dependem da dose de flúor, pois os riscos da fluorose estão ligados a quantidade de creme dental utilizada, enquanto os benefícios anticárie, da concentração de flúor. Assim, o ideal é adequar a quantidade de pasta colocada na escova, reduzindo o risco de fluorose sem afetar o benefício anticárie.
Portanto, não é apropriada a recomendação do uso de cremes dentais sem flúor ou com baixa concentração de flúor (550/750ppm) para a prevenção da cárie dentária em crianças, mas sim, maximizar os efeitos preventivos do flúor utilizando creme dental com flúor na concentração padrão (1.000 – 1.100 ppm) em baixas quantidades, diz Aline Manfro.
A quantidade ideal para crianças:
– 0 a 2 anos: 1 GRÃO DE ARROZ CRU.
– 2 e 5 anos: 1 GRÃO DE ERVILHA.
O método mais racional para prevenção da cárie é aliar o uso de creme dental com flúor com condutas de disciplina alimentar. Por este motivo o Odontopediatra tem um papel importante dando orientações adequadas quanto à restrição de açucares ingeridos na dieta, bem como o uso prolongado de mamadeiras noturnas e aos hábitos de higiene. Faça uma visita a um especialista ainda no primeiro ano de vida de seu bebê.